Come-Come
Para obter o protótipo do objeto brinquedo come-come em versão bricolagem acesse o link da revista Fundo do Olho em https://gomagrupa.weebly.com/fundo-do-olho.html e baixe o arquivo gratuitamente.
Para acessar a Exposição virtual do Acervo Rotativo com curadoria de Laerte Ramos acesse instagram.com/p/CFrZ0sPnOV9/
Imagens da Exposição Acervo Rotativo realizada em São Paulo, 2021. Galeria da Oficina Oswaldo de Andrade, curacoria Instituto Adelina e Laerte Ramos.
Come-Come é um objeto de papel, dobradura e brinquedo.
Esconde-Esconde de mensagens e combinações aleatórias que são reveladas através do jogo de movimentos com os dedos, abrir e fechar. O jogo provém da esfera do sagrado e o inverte de tal modo que pode ser definido como ”sagrado às avessas” potência do ato, no jogo todas as coisas voltam sempre ao início. O brinquedo é também a materialização da historicidade contida nos objetos, que extrai por meio de manipulações particulares. Analógica bricolage entre fragmentos e peças pertencentes a outros conjuntos o brinquedo transforma significados em significantes e vice-versa. Essa fragmentariedade existe sob forma temporal no objeto ou conjunto estrutural do que faz parte. Nessa perspectiva revela-se o brinquedo binário, comum tanto ao bricolage quanto a obra de arte.